IDSC é uma entidade esportiva internacional que criou uma modalidade de tiro defensivo que simula cenários da vida real. Todos os praticantes, independentemente do país de origem, tem idênticos direitos e obrigações.

Para participar de uma competição de IDSC, o atirador deverá utilizar armas e equipamentos nas mesmas condições que faria uso numa situação real. Por isso, são proibidos armas e equipamentos exclusivos para competições esportivas.

 

Criada em 2010 após viagem aos EUA, a IDSC Brasil tem sede em Belo Horizonte – MG e seu Presidente é Sérgio Bitencourt. Já com mais de 6 mil Confederados (CBTD) em final de 2017, a CBTD procura estabelecer Delegados Regionais em todos os Estados.

Às 09:00 h foi passado o brieffing de todas as Pistas e começou a competição com 3 Squads

 


Tivemos mais de 30 atiradores na ATDC - Associação de Tiro Duque de Caxias, um clube voltado para o Tiro Prático e o maior hoje no Estado do Rio de janeiro, em Tiro Defensivo. 

Paralelo à nossa competição com quatro pistas de IDSC, havia uma competição de DESAFIO DO AÇO do Tiro Prático e o MD autorizou alguns atletas daquela competição a participar com cintos e coldres de IPSC o que contrariam as nossas regras. 

Apesar de eu, como MD, antes da prova, orientar os DSO Auxiliares ainda tivemos preenchimentos incompletos o que perturbaram a apuração. Como dizia o Coronel de Cavalaria Gerson Pinheiro Gomes, O ÓBVIO NÃO EXISTE, e precisamos sempre tornar a bater na mesma tecla. Mas, de modo geral a competição se houve muito bem e este septuagenário se viu baqueando no final pelo forte calor. 

Mesmo assim garanti o primeiro lugar (SS) na minha faixa. Gostei muito do Capitão Felipe Vieira sair campeão na Divisão HP (armas de grosso calibre), ele que foi o criador do famoso Grupo de Tiro da AMAN - GTCAM, agora prejudicado porque ele veio cursar a EsAO - A CASA DO CAPITÃO, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais na Vila Militar e o Cadete Biskup, que era o Presidente do GTCAN, hoje já é Aspirante a Oficial e servem em Alegrete, no RS.

Gostei também que o campeão na Divisão SP (arma calibre .380) foi o meu camarada Marcelo Trotti, o Chefe do Sistema de Apuração.

No sábado, eu, Trotti e Mergulhinha, fomos acertar detalhes das Pistas desenhadas pelo Pepito e montadas pela equipe da Denise.

Gostei de rever Sergio e Gustavo do Clube de Tiro de Conceição de Macabu, recentemente aprovados como DSO's. Infelizmente ninguém veio no domingo participar da competição o que, com certeza, muito acrescentaria em termos de experiência. 

Hoje competi com uma SIG SAUER P320C e me saí muito bem!

 


 I ETAPA INTERNA de IDSC na ATDC - 2018

Dia 17 (deveriam atirar os DSO's abaixo)

Dia 18 (Atiraram todos os atletas)


MD (Match Director)
Luiz Mergulhão

CDSO (Chief DSO)
Carlos Magno

SSC (Scoring System Chief)
Marcelo Trotti

DSO's (Defensive Shooting Officers)
Pepito JF Palomanes
Jonas Palomanes
Gustavo Ferreira
Alexandre Wogel
Sandro Senna
André Dutra (FALTOU) - Magno teve de atuar de DSO em seu lugar

 

 

 

 


 

 

 

 

 

Joomlashack