3ª Etapa - CAMPEONATO ESTADUAL DE SÃO PAULO DE TIRO DEFENSIVO 2017- IDSC ABERTO

Seletiva do Campeonato Brasileiro de Tiro Defensivo Atibaia - IDSC 2017


 

Dia 21 de maio tivemos a 3ª Etapa do Estadual paulista e uma Seletiva do Brasileiro de 2017.

Como já dissemos em outra oportunidade, este ano a CBTD inovou e, no lugar de várias Etapas do Brasileiro, teremos em todo o país diversas Seletivas, sem ranquiamento (sem contar pontos no Ranking), mas que cada Atirador precisa ter pelo menos DUAS delas para participar no segundo semestre do Brasileiro em cada Estado.

No nosso caso do RJ, ocorrerá em Setembro na AMAN.

A equipe de DSO’s do CMVM viajou na véspera, dia 20, para Atibaia para montar as cinco Pistas desenhadas pelo José Palomanes.

Muitas técnicas específicas do IDSC foram usadas nas Pistas de Atibaia.

Em primeiro lugar, todas as pistas foram do tipo CENÁRIOS CONHECIDOS.

Com o objetivo de tornar a modalidade desportiva mais próxima da realidade, os carregadores devem estar municiados com a capacidade máxima de munições, conforme as especificações de fábrica.

Não há categorias separadas para armas de alta capacidade e capacidade normal, pois numa situação real os ameaçadores não sabem, não se importam ou não agem de maneira diferente por estes motivos. Não são permitidos carregadores de alta capacidade, mesmo originais, que fiquem expostos fora da arma.

Diz o Regulamento que será de  responsabilidade  de  cada  atirador  atestar  sua  pontuação  com  o  responsável  pelos resultados (DSO) e se houver algum erro no resultado final  do anotador é da responsabilidade do atirador protestar contra os resultados finais no tempo máximo estipulado previamente pelo MD, que nunca deverá ser inferior a 30 (trinta) minutos, após a publicação de tais resultados e o não registro, tempestivamente, do referido protesto, anulará quaisquer reclamações posteriores.

Durante a realização dos disparos na pista, se o carregador municiado cair, ele deverá ser recolhido e guardado antes do próximo disparo. Caso contrário, o atirador cometerá um erro de procedimento.

Numa pista de cenário quando uma cobertura estiver disponível, ela DEVERÁ ser utilizada tanto para realizar disparos,  quanto para a recarga, salvo disposição em contrário, previamente estabelecida para a pista de tiro. A recarga poderá ser iniciada em movimento desde que o competidor a comece quando esteja em cobertura. Esta regra poderá ser aplicada numa pista de exercício.

Os alvos devem ser atingidos em prioridade tática, a não ser que seja especificada uma sequência tática ou, ainda, especificada como de livre solução do competidor. Neste caso, não poderá exceder a mais de 20% (vinte por cento) das pistas da competição.

Nenhuma pista de tiro, do tipo “cenário”, poderá exceder o requisito máximo de (22) vinte e dois disparos.

Toda  Pista  deve  simular  uma  possível  situação  da  vida  real  ou  medir  a  destreza  que  pode razoavelmente ser utilizadas em um confronto de autodefesa na vida real. Se você não puder de forma honesta dizer: “isso poderia acontecer”, tal situação provavelmente não será uma boa pista de tiro IDSC.

Durante a prova, sobrevoo de cano sobre membros, ou seja, passar com o braço ou outros membros diante do cano da arma acarretará em DQ.

LEIS UNIVERSAIS DE SEGURANÇA

 

- Arma sempre deve ser considerada como carregada.

- Nunca aponte a arma para alguém ou algo que não deseje atingir.

- Sempre esteja seguro de seu alvo e do que está atrás dele.

- Mantenha seu dedo fora do gatilho até que o alvo esteja em sua mira (visada-pontaria).

- Todos que se encontrarem na área de tiro deverão utilizar proteção visuais (óculos de proteção) resistentes a golpes e, ainda, proteção auditiva (protetor auricular);.

 

RESUMO TÉCNICO

Recarga Tática: Sempre que restar munição no carregador, ele não poderá ser descartado. Deverá ser guardado em bolsos ou no porta-carregador, não sendo permitido guardá-lo na boca ou outros improvisos. A Recarga Tática ocorre sob fogo, onde, o processo deve manter a arma descarregada pelo menor tempo possível, logo, PRIMEIRO, retire do porta-carregador um carregador cheio. Com a mesma mão que segura o novo carregador, retire o usado e rapidamente introduza o novo antes de guardar o usado no cinto ou bolsos.

Disparar caminhando: quando indicado os disparos tem de ocorrer em movimento, caminhando para diante ou para trás. Parar durante a caminhada para disparar será penalizado com EP (Erro de Procedimento) para cada disparo efetuado parado.

Cobertura: Uma das características do Tiro Defensivo é que primeiro o atirador procura se abrigar corretamente diante de alvos ameaçadores e depois engaja os alvos. Mais de 50% da parte superior do tronco do atirador quando em pé deve estar na cobertura enquanto atinge alvos ameaçadores ou em recarga.  O DSO ao notar a falta de cobertura, poderá advertir com a expressão “COBERTURA” e, se o atirador corrigir a postura ANTES do disparo, nenhuma penalidade será imposta.

Primeiro disparo: Em todas as Pistas (desde que explicitamente informado do contrário) o primeiro disparo se dará em no mínimo 3 segundos (de acordo com o briefing da Pista). O DSO verificará o tempo do primeiro disparo que, se excedido, será integralmente acrescido ao tempo da prova. Se o primeiro disparo ocorrer dentro do tempo estipulado, nada será anotado.

Prioridade Tática: É a situação onde o atirador está coberto e engaja o alvo que primeiro se apresenta. Já na situação em que o atirador não está coberto, adota-se o critério de prioridade levando- se em conta o grau de letalidade de cada alvo. Caso o grau de letalidade seja equivalente entre os alvos ameaçadores, priorizar os que estiverem com reféns e depois adotar o critério da distância, do mais próximo para o mais distante.

Sequência Tática: É a situação onde os alvos ameaçadores estão aproximadamente na mesma distância e portando armas de fogo. Sendo alvos de papel, temos de neutralizá-los com dois disparos, mas, na Sequência Tática, primeiro realizamos um disparo em cada e, na sequência, voltamos completando o segundo disparo, da seguinte forma: 1-1-2-1-1 para três alvos.

 

 


PISTA 1 

 

 

PISTA 2 

 

 

 

 

PISTA 3 

 

 

 

PISTA 4 

 

 

 PISTA 5 

 

 

 

 


 

Joomlashack