Samuel Colt (19 de julho de 1814 - 10 de janeiro de 1862) foi um armeiro, inventor e industrial de Hartford, Connecticut nos Estados Unidos da América. Ele fundou a Colt's Patent Fire-Arms Manufacturing Company (agora Colt's Manufacturing Company), e tornou a produção em massa do revólver comercialmente viável, revolucionou também os processos de fabricação, em 1836, ao estabelecer uma fábrica de pistolas (com design próprio) a partir de peças intercambiáveis.

 

 

 


Samuel Colt

Samuel Colt (19 de julho de 1814 - 10 de janeiro de 1862) foi um armeiro, inventor e industrial de Hartford, Connecticut nos Estados Unidos da América. Ele fundou a Colt's Patent Fire-Arms Manufacturing Company (agora Colt's Manufacturing Company), e tornou a produção em massa do revólver comercialmente viável, revolucionou também os processos de fabricação, em 1836, ao estabelecer uma fábrica de pistolas (com design próprio) a partir de peças intercambiáveis.


Colt Paterson

Era filho de um fazendeiro, Christopher Colt (1777–1850), que mudou-se com sua família para a cidade de Hartford para tornar-se um homem de negócios e Sarah Caldwell. Casou-se em 1856 com Elizabeth Hart Jarvis (1826-1905) com quem teve quatro filhos.


Colt Navy 1851

Dois primeiros empreendimentos comerciais do Colt estavam produzindo armas de fogo em Paterson, Nova Jersey e fabricando minas submarinas; ambos terminaram em decepção. Mas seu negócio expandiu-se rapidamente depois de 1847, quando os Texas Rangers requisitaram 1.000 revólveres durante a guerra Americana com México. Durante a guerra civil americana, sua fábrica em Hartford forneceu armas de fogo para ambos do norte e do sul. Mais tarde, suas armas de fogo foram proeminentes durante o assentamento da fronteira ocidental. Colt morreu em 1862 como um dos homens mais ricos da América.

Os métodos de fabricação do Colt estavam na vanguarda da Revolução Industrial. Seu uso de peças intercambiáveis ajudou-o a se tornar um dos primeiros a usar a linha de montagem eficientemente. Além disso, seu uso inovador de arte, endossos de celebridades e brindes corporativos para promover seus produtos fez dele um pioneiro nos campos de publicidade, inserção de marcas (product placement) e marketing de massa.


 

Origem das armas de fogo

Há uma piada que diz que Deus criou os homens, mas foi Colt quem deixou todos iguais. E não há como negar que sua primeira invenção (o revolver) teve grande impacto no mundo. A partir de agora qualquer homem poderia matar outro em segundos, não importando tamanho ou força.


Colt Navy modelo 1851


Não vamos discutir aqui questões morais ou éticas sobre esta criação, creio responder sobre isso da mesma forma que o criador da AK-47 respondeu quando foi acusado de ser responsável por milhares de mortes. “Eu realmente criei a arma, mas não criei a forma como as pessoas as usam.”


Primeiro revólver Samuel Colt

 



COLT.1851.Navy.Yank.Bull.run.battle.laiton.cal.44


Voltando a Colt, vamos entender como ele virou, talvez, o nome mais importante relacionado as armas de fogo. Nascido em uma família de agricultores em 19 de julho de 1814, com sete irmãos (4 meninos e 3 meninas) dos quais dois morreram ainda na infância e uma das irmãs cometeu suicídio mais tarde. Sua mãe, Sarah Caldwell, também faleceu quando Samuel ainda era criança.

 


Não sabemos com precisão quando nem como, mas Samuel adquiriu uma arma antes de completar 10 anos. Com 11 anos ajudava na fazenda do pai e freqüentava a escola, onde conheceu a “Compendium of Knowledge”, uma enciclopédia cientifica que o pequeno Colt lia em vez de fazer de fazer os estudos bíblicos. Esta enciclopédia foi a motivadora de Samuel, que após ler artigos sobre Robert Fulton e sobre pólvora decidiu que Fulton e vários outros inventores criaram coisas ditas como impossível, então decidiu que seria também um inventor e deveria criar a “arma impossível”. Vale lembrar que nesta época todas as armas deveriam ser carregadas tiro a tiro, manualmente. As chamadas pistolas da época não passavam de “canhões de mão”, onde deveria ser colocada o estopim, a pólvora e o projétil no cano da arma.



Revólver Colt US CAVALRY modelo 1848 - calibre 44


Em 1829 Colt inicia os trabalhos com seu pai em uma fábrica têxtil, onde teve acesso a ferramentas que possibilitaram a montagem de seu primeiro explosivo, detonado no Lago Ware. Em 1832 seu pai o mar com o objetivo de aprender a ser marinheiro do comércio, Colt embarca em uma viajem missionária a Calcutá, com o objetivo converter os habitantes ao cristianismo.

 


Colt Wyatt Earp, uma das armas mais caras do mundo


Inspirado na roda deste navio Colt tem a idéia mais importante de sua vida. Ali foi concebido o revólver. Voltando aos estados unidos Colt, com financiamento de seu pai, constrói suas duas primeiras armas. A primeira delas rompeu no momento do disparo, a segunda, não disparava. Então Samuel volta a trabalhar na fabrica têxtil, mais tarde aprende sobre óxido nitroso (gás hilariante), e com um laboratório portátil saiu pelos EUA e Canadá ganhando a vida realizando manifestações com o gás.

 

 


Com 18 anos, Colt resolve voltar ao projeto do revolver, vai para Inglaterra e cria sua primeira patente (número 6909), devido a questões políticas britânicas para criação de armas, Colt segue para França com o objetivo de promover seu invento. Nesta época emergem conflitos entre os EUA e a França e Colt vê uma oportunidade se formando. Retorna ao seu país e apresenta seu projeto a fabrica de armas Patterson. Colt cria a patente X9430 e n º 1304, de 29 de agosto de 1839, envolvendo o mecanismo de armas giratórias.

Mais tarde a indústria Patterson se dissolve e Colt recebe sua quota por cada arma vendida, este foi o inicio das armas de repetição. Inconformado com o alto custo e o processo quase artesanal das armas, Colt começa a pensar na possibilidade da produção de armas como uma linha de produção. Porém, não encontra empresas interessadas em financiar suas idéias. Com um empréstimo do primo Colt vai a Washington e apresenta pessoalmente seu projeto ao presidente Andrew Jackson, que escreveu uma nota dizendo que se interessou pelo projeto. Esta nota fez com que Samuel demonstrasse sua arma aos militares, porém, novamente por questões legais os militares não poderiam investir em um armamento como o de Colt, que nem mesmo possuía credibilidade.


Com a guerra contra os Seminoles, na Flórida, Colt pode vender seus primeiros revolveres e mosquetes giratórios. Os soldados da Florida aprovaram a nova arma, mesmo ela ainda apresentando alguns problemas. Colt então reformulou o design para melhorar seu produto.
Em 1843, devido a problemas econômicos, Colt se vê obrigado a deixar de lado as armas, junta-se com Samuel Morse e tentam o mercado de detonadores elétrico subaquáticos, os detonadores não dão o retorno esperado, porem os cabos usados por eles se mostram excelentes para ligar telégrafos por baixo de rios e lagos, e até um projeto para cruzar o Oceano Atlântico.


Inesperadamente, em 1847, Colt recebe um pedido de 1000 revolveres para o Capitão Sam Walker, que havia comprado uma das primeiras armas de Colt. Não tendo fabrica para a produção, Colt pede ajuda de Eli Whitney Jr. Colt, junto ao capitão, desenvolveram um novo modelo de metralhadora que Whitney produziu. Colt ganha parte dos lucros, ganhando 10 dólares por arma.


Mais tarde Colt pode criar sua própria fabrica, a Colt’s Patent Fire-Arms Manufacturing Company, seu sucesso cresce tanto que o nome Colt chega a ser usado como sinônimo para revolver. Devido às inúmeras patentes Colt detinha um monopólio virtual do mercado de armas e começa a vender para mercados estrangeiros.


Devido a tensões internacionais a Europa faz um grande pedido a Colt, e temendo ficar para trás cada nação procurou as armas Colt’s. Colt constrói sua maior fabrica ao lado do Rio Connecticut, aplicando a técnica de produção em série e estabeleceu uma carga horária de 10 horas por dia, com uma hora de intervalo para o almoço. Construiu a Charter Oak Hall, um clube para funcionários com quartos, jogos, jornais, etc.


Totalmente bem sucedido, Colt se casa em 5 de junho de 1856 e se casa com Elizabeth Jarvis, morando juntos em Hanford até sua morte, em 1862. No momento de sua morte, seus bens foram avaliados em 15 milhões de dólares, deixando a fabrica para Richard Jarvis e os demais bens para sua mulher e filho.


Colt foi enterrado no Cemitério Cedar Hill, Hartford, Connecticut.

 

 

 


 

Joomlashack