I ETAPA DO BRASILEIRO INDOOR DE IDSC

BELO HORIZONTE, 1º MAI 2016

 

 

A competição em Belo Horizonte, para os cariocas, começou bem antes.

 

 

Um dos atletas, Leonam C. Leão contratou uma Van dirigida pelo Marquinhos e começou a ratear pelos atiradores interessados.

 

 

 

 

O Marquinhos já é conhecido e nos levou a diversas competições como o Brasileiro em São Paulo na Academia de Formação de Oficiais de Polí­cia Militar, no Barro Branco entre outras.

 

 

A diferença é que ele trocou o carro por uma Van Renaut MASTER bem maior e mais confortável.

 

 

Saímos do Rio de janeiro, no sábado de manhã e ele fez um itinerário passando pela casa de todos, apanhando eu e Mergulhinha no final.

 

 

Chegamos em "Bel Zonti como" dizem os mineiros às 15 horas e todos quiseram visitar o famoso Mercado Central.

 

 

 

 

Mais tarde, alguns DSO (Defensive Shooting Officer é como são conhecidos os ÁRBITROS no Tiro Defensivo) foram visitar onde aconteceria a competição, no Clube de Tiro Protect na Rua General Andrade Neves, e ainda ajudaram na montagem das três pistas.

 

 

 

 

Eu e Mergulhinha, à  noite, fomos jantar no finíssimo Restaurante Dona Derna,  restaurante italiano à  Rua Tomé de Souza, 1343, Bairro Savassi próximo à  Praça da Liberdade, com o Sergio Bitencourt, Presidente da CBTD - Confederação Brasileira de Tiro Defensivo, pois como sou Delegado Regional da CBTD no Rio, tí­nhamos assuntos a tratar.

 

 

Combinamos um Seminário de Atualização de DSO a se realizar agora, antes das competições do fim do mês e também um Projeto de Curso de Instrutores que vamos preparar.

 

 

No domingo todos acordamos e compartilhamos o delicioso café da manhã no Hotel escolhido pelo Leonam, o Financial, e animados, apanhamos nossas armas e munições e partimos para o Protect.

 

 

Como dito, foram três pistas e os DSO foram todos os do Rio. Eu fui o Diretor de Prova (Match Director) e os DSO foram, Carlos Magno, Leonam, Marcelo Trotti, José Palomanes, Andrá Dutra e Marcelo Fraga.

 

 

Grande parte dos atiradores locais, não chegaram na hora inicial, obrigando aos DSO, ficarem a todo momento ter de repetir o briefing da pista o que os levou a exaustão pelas 13 horas, quando a competição chegou ao fim.

 

 

Os DSO competiram primeiro para que pudessem assumir suas pista. A arbitragem foi tranquila, eu, por exemplo, tomei de cara um EP (Erro de Procedimento) em uma prioridade tática, sendo penalizado com MAIS 4 segundos e mesmo assim consegui o Segundo Lugar na prova.

 

 

Uma dúvida que gerou polêmica e foi trazida a este MD, foi a SEQUÊNCIA TÁTICA. Um atleta de Lavras (MG), atirou nos três alvos direto no sentido horário quando o correto, como mencionado na página 41 do Manual de Tiro Defensivo (IDSC), reza claramente:

 

 

Sequencia Tática: É a situação onde os alvos ameaçadores estão aproximadamente à mesma distância e portando armas de fogo. Sendo alvos de papel, temos de neutralizá-los com dois disparos, mas, na Sequência Tá¡tica, primeiro efetuamos um disparo em cada e, na sequencia voltamos completando o segundo disparo, num estilo do tipo 1, 1, 2, 1, 1 para três alvos. 

 


 

Justamente estes dois disparos (Double tap) no terceiro alvo é o que define a Sequencia Tática.

 

 

 

Ao final da competição tivemos as entregas de Medalhas dos campeonatos Estaduais do ano passado, com a participação do Deputado Federal Laudí­vio Carvalho, o conhecido relator da PL 3722, que inclusive falou para os atiradores presentes, sobre o assunto.

 

 

Eu fui o Segundo Lugar geral na Divisão de HARD PISTOL (calibres iguais ou superiores a 9mm), além de Segundo na categoria LAW (militares e policiais) e Campeão Super Senior.

 

 

Nesta minha Divisão, HP, os campeões foram:

  1. Carlos Magno
  2. Luiz Mergulhão
  3. André Dutra

Como pegamos a estrada assim que terminou a competição, pelo adiantado da hora, alguns resultados, soubemos em viagem pelo Whats App do Presidente. Depois os demais resultados serão publicados no site http://www.idscbrasil.com.br/

 

 

 

Para competições de IDSC, consulte sem-re o Manual de Tiro Defensivo



 


 

Joomlashack